Em situações de isolamento: é recomendável que as pessoas possam utilizar de meios de comunicação confiáveis para que elas possam estar atualizadas e seguras das informações passadas por esses canais, isso ajudará a manter uma imagem clara e ver como as coisas mudam.
Identificação das situações que deixa você ansioso: é possível identificar situações específicas ou tipos de situações que podem estar gerando ansiedade, é importante tentar identificar se existe uma relação entre elas para que junto com o terapeuta você possa trabalhá-la futuramente.
Pensamentos positivos para tentar afastar os pensamentos negativos: no entanto, é preciso questionar os pensamentos negativos para saber a veracidade desses pensamentos.
Abandone a necessidade de controlar: ao usar essa regra, você aprenderá que os seus pensamentos, sensações e emoções ansiosas diminuirão por conta própria. Você aprenderá que não há nada a temer. Descobrirá que pode descansar, relaxar, observar e tomar distância deste alarme. Abandonar a necessidade de controlar o ensinará a se sentir seguro.
Não acumular tarefas: isso ajuda a evitar se sobrecarregar, e ficar ansioso pelo fato de saber que pode não dar conta de terminar tudo no prazo determinado.
Aprender a controlar a respiração: a maneira como respiramos quando estamos cansados, é diferente da maneira que respiramos quando estamos nervosos, é importante observar a forma como se está respirando, pelo menos três vezes ao dia. Caso de alguma forma sentir-se nervoso ou alterado, é interessante fazer uma respiração profunda para baixar a ansiedade e voltar a um estado confortável.
Praticar exercícios físicos: exercícios físicos são muito significativos para a saúde, a prática deles estimulam a produção de substâncias que relaxam o corpo, sensação de bem-estar melhoram o humor como endorfina e serotonina, com isso ajuda a melhorar a ansiedade.
Manter o foco no presente e evitar pensamentos muito futuro: pessoas ansiosas tendem a pensar muito no futuro, pensamentos de que coisas irão acontecer e que muitas vezes não acontecem, saindo do foco do presente e acabam ficando ansiosos, é importante manter o foco no presente e evitar o que ainda está por vir.
Contudo, é importante nos conhecermos bem, identificar nossos pontos fracos para compreender e manejar esses momentos que antecedem ou que podem desencadear a ansiedade.