Clique ou ESC para fechar

    Por que fazer terapia?

    As pessoas geralmente não costumam procurar terapia quando estão sentindo-se “bem”. O olhar em torno de si mesmo, é mais limitado, fazendo com que o indivíduo não consiga enxergar pontos importantes no seu comportamento e o modo como pensa. A psicoterapia é um processo baseado em evidências científicas, desenvolvida através dos estudos relacionados ao desenvolvimento humano de cada fase do ciclo vital.

    O profissional de psicologia é capacitado através dos seus estudos, técnicas e outros conhecimentos que fazem necessários para acolher, escutar e favorecer um ambiente seguro e de qualidade para que a pessoa que busca terapia, compreenda seus conflitos internos, seu comportamento e pensamentos que podem estar disfuncionais, direcionando para atitudes mais adaptativas no que tange a saúde mental e trazendo mais qualidade de vida ao indivíduo em todos os aspectos.

    Ao primeiro contato com o psicólogo, é muito importante que o paciente sinta-se confortável e confiante, estabelecendo assim entre paciente e profissional uma relação de confiança mútua, ou seja, um vínculo forte e positivo entre os dois. Dessa forma, a condução da terapia será muito mais significativa para o paciente e ele conseguirá fazer mudanças importantes no seu comportamento através de estratégias mais saudáveis para o seu dia a dia.

    Também é importante ressaltar que não basta só o psicólogo se empenhar para ajudar o paciente, a psicoterapia é uma via de mão dupla, ou seja, tanto o psicoterapeuta quanto o paciente precisam trabalhar juntos para ter resultados. Fazer terapia é uma boa forma de se conhecer melhor, aprender a lidar com situações cotidianas, desenvolver novos recursos para lidar com as frustrações, e controlar pensamentos, comportamentos e emoções.

    A psicoterapia pode proporcionar diversos benefícios, e qual hora certa para procurar um psicólogo?
    Bem, é o momento em que você achar que algo não está bem na sua vida, seja na área profissional, pessoal ou mesmo na sua busca para resolver conflitos internos, só assim, é possível evitar que novas doenças a respeito da saúde mental, possam surgir.