Clique ou ESC para fechar

    Qual o tempo necessário para ter resultado na terapia?

    É muito comum o paciente quando chega para a terapia, perguntar quanto tempo ele vai precisar ficar em tratamento. Isso pode acontecer porque o paciente quando chega à terapia, ele chega com uma grande expectativa que vai conseguir “curar” o seu problema. Como não conhece o processo, acredita que é como chegar ao consultório de um médico e pegar uma receita para comprar os remédios.

    Por isso é tão importante explicar ao paciente como é a forma de trabalho do terapeuta, a abordagem teórica e o processo da terapia.
    A primeira sessão pode causar no paciente uma certa frustração e alguns pensamentos negativos a respeito do terapeuta, até mesmo que o profissional não irá conseguir resolver o problema. Entender que a terapia é um processo que depende das duas partes e que os resultados vão depender de como o paciente está evoluindo, é um importante passo a ser compreendido logo na primeira sessão.

    Não há um número fechado de sessões, nem se pode estabelecer o tempo que vai começar a dar resultado ou mesmo estabelecer um término. Tudo isso vai depender de uma série de fatores que vão impactar ao longo do tratamento, tanto para positivo como para o negativo. Pode ser um grande desafio para alguns pacientes, não ter uma resposta pronta com data certa para conseguir enxergar os resultados ou até mesmo para finalizar o tratamento. Muitas vezes esse processo pode até demorar mais tempo do que o paciente esperava, pois há algumas questões emocionais, que podem ser mais difíceis para o paciente relatar, o que pode causar um certo desconforto podendo demorar mais para serem trabalhadas em sessão.

    Cada paciente requer um processo e complexidade diferente um do outro, as demandas psíquicas vão se desenrolando a cada sessão de acordo com a singularidade de cada paciente. E tratar cada um ao seu tempo, requer uma sensibilidade ética e empática do terapeuta, contribuindo com o processo de cura em saúde mental. Portanto, cada paciente tem seu tempo de terapia, alguns vão caminhar mais rápido nesse processo, outros precisarão ter uma pausa no meio do caminho, diminuir os passos para então conseguirem chegar ao final.